Coordenador : Veronica Feder Mayer
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 400079.2206.49805.17112023
Departamento/Setor: STT
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Autoridades da Organização Mundial do Turismo (OMT), autoridades brasileiras e representantes de entidades do trade turístico.
Local de atuação: Centro - Rio de Janeiro
Objetivo
•Selecionar, treinar e coordenar a equipe de recepção das delegações internacionais; •Recepcionar aos convidados, por meio de profissionais bilíngues, com fluência nos idiomas inglês e/ou espanhol; •Fornecer suporte administrativo eventual aos participantes, a exemplo de traduções, fotocópias, orientação geral, entre outros; •Realizar serviço de receptivo das autoridades em sua chegada nos aeroportos do Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), com acompanhamento aos hotéis e aos locais dos eventos.
Resumo
O projeto visa fornecer suporte logístico e operacional para a inauguração do Escritório Regional da Organização Mundial do Turismo (OMT) para as Américas, agendada para os dias 14 e 15 de dezembro de 2023, na cidade do Rio de Janeiro. O evento contará com a presença de autoridades da OMT, brasileiras e representantes do trade turístico nacional. A descentralização orçamentária proposta pelo Ministério do Turismo à Universidade Federal Fluminense (UFF) justifica-se pela expertise da instituição, especialmente sua Faculdade de Turismo e Hotelaria, consolidando-se como um espaço de ensino, pesquisa e extensão no campo do turismo. O público-alvo do projeto inclui autoridades da OMT, autoridades brasileiras e representantes do trade turístico. Os resultados esperados envolvem a prestação eficiente de serviços ao Cerimonial do Ministério do Turismo, abrangendo suporte logístico e operacional para a recepção das delegações estrangeiras durante a cerimônia de implantação do Escritório da OMT. As atividades planejadas incluem a seleção, treinamento e coordenação da equipe de recepção internacional, recepção aos convidados por profissionais bilíngues, fornecimento de suporte administrativo eventual, como traduções e orientações gerais, e o serviço de receptivo das autoridades nos aeroportos do Rio de Janeiro, acompanhando-os até os hotéis e locais do evento. O projeto contribuirá para fortalecer a cooperação internacional, promover o turismo sustentável e ampliar a imagem do Brasil no cenário global, representando uma conquista significativa para o país e a região da América Latina e Caribe.